Instituto Pensar - Capes nomeia aluna que não concluiu doutorado para diretoria internacional

Capes nomeia aluna que não concluiu doutorado para diretoria internacional

por: Revista_Fórum 


O ministro Milton Ribeiro e a presidente da Capes ? Foto: Reprodução/Twitter Milton Ribeiro

Por Lucas Vasques

Cláudia Mansani Queda de Toledo, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), nomeou uma aluna no curso de doutorado para a diretoria de Relações Internacionais do órgão.

A nomeação de Lívia Palli Palumbo, de 35 anos, foi publicada nesta quarta-feira (4) no Diário Oficial da União, de acordo com informações de Emily Santos, no G1.

Leia também: Capes diz que manterá 90 mil bolsas de pós-graduação no país

Lívia não concluiu o doutorado e faz o curso no Centro Universitário de Bauru (SP), instituição que é da família da presidente da Capes. Mais um detalhe: foi justamente nesta instituição que o atual ministro da Educação, o pastor Milton Ribeiro, se formou em Direito.

A Capes é um órgão ligada ao Ministério da Educação (MEC). É responsável pela avaliação e pelo fomento da pós-graduação no país.

A nova diretora de Relações Internacionais substituirá Heloísa Hollnagel, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O motivo da saída dela não foi informado. Lívia vai comandar a área responsável pelas atividades de internacionalização da pós-graduação no país.

Portanto, ela terá de lidar com negociações e formalizações de cooperações internacionais, mesmo que, em seu currículo, não constem experiências referentes a essas atividades.

Relação pessoal

A nomeação da presidente da Capes, em abril de 2021, já havia provocado questionamentos, especialmente por sua relação pessoal com Milton Ribeiro.

Cláudia é reitora do Centro Universitário de Bauru e teve um curso de pós-graduação com recomendação de descredenciamento pela própria Capes, em 2017. A razão: não atingiu a nota mínima para seguir em funcionamento.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: